CAP.1 - TRATAMENTO DE TOPOGRAFIA
- Extraindo coordenadas dos blocos com atributos (DataExtraction)
- Organizando planilha de caderneta de campo com formato adequado para Civil
3D
- Importação de .txt para conversão de COGO Points
- Criando COGO Point Group com pontos da área de interesse
- Criação de surface EG
- Trabalhando com estilo de label para pontos;
- Ajustando malha triangular topográfica para melhoria de modelagem (base base
2D) em ambiente 2D e 3D.
- Usando ambiente Survey e figure prefix database como suporte de edição (3D
Polyline);
CAP.2 - ORGANIZANDO BASE DE DADOS (DATASHORTCUT)
- Criando .dwgs separados de disciplinas distintas (TOPO, TRPL, GEO, BASE 2D)
para organização dos dados a serem compartilhados
- Criando pastas de trabalho e setando conforme hierarquia do projeto
- Criando referência externa (Datashortcut) para compartilhamento da surface
EG.
CAP.3 - DEFININDO GEOMETRIAS
- Convertendo eixos pré-existentes para alignments ;
- Usando mapclean para simplificar elementos geométricos e flatten.
- Importação de config especificadas da template
- Criando eixos para as guias que subsidiarão notas de serviço padrão
- Calculando inclinações específicas para perfis longitudinais dos trechos à
serem intervencionados (lombofaixa e perfis do eixo principal);
- Criando feature lines para regiões do corredor do alinhamento das guias;
- Criando assemblies e subassemblies gerais para cada região do corredor,
incluindo lombofaixas, meia pista, meia seção com pavimentos em links
ocultos ou não (existente ou projetado), guias, sarjetas (meio fio customizados
de SAC), calçadas, demolição
3a - Modelagem
- Criando corredor, contendo modelagens de interseções, lombofaixas,
detalhamento em geral;
- Adicionando diferentes baselines e regions para o corredor a partir de
alinhamentos e feature lines.
- Analisando corte por sample line única (SL Teste)
- Criando e associando feature lines de rampas, platôs e praças com
nivelamentos a partir de base urbanística;
- Editando geometria e elevação de feature lines para diferentes níveis da
modelagem
- Extraindo feature lines do corredor;
- Analisando e modificando região de lombofaixa com ajustes de feature line e
greide (usando inclinação em code set style do corredor)
- Criando surfaces de modelo de terraplenagem acabada
- Analisando caimentos da surface final de corredor para ajustes de baselines
- Criando shortcut de elementos finais de projeto
CAP.4 - CÁLCULOS E QUANTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS
- Criando surfaces de pavimento e guia/sarjeta
- Criando surface de curvas mistas
- Criando surface de comparação de pavimento e terraplenagem
- Gerando sólidos 3D dos elementos construtivos para extração de volumetria a
partir do corredor;
- Manipulando sólidos 3D;
- Classificando Property Set;
- Cálculos de escavação, aterro, conformação e demolição de pavimento,
volumes de guia e sarjeta;
CAP.5 - DOCUMENTAÇÃO FINAL
- Prancha de implantação de terraplenagem e vias – projeto geométrico das vias,
criando quadro de curvas;
- Criando DSC de perfil para produção de vistas de perfis para prancha;
- Criando NS com code set style específico da template;
- Gerando .PDF para A4 de NS;
- Mapa de comparação.
Materiais que acompanham:
- Arquivos de cada exercício mostrados nas aulas gravadas e templates;
- .pkt de guia e sarjeta customizado em Subassembly Composer;
- Plataforma EAD YouTube;
Carga horária:
Aproximadamente 8 horas que equivale à 16 horas de aula.
Público Alvo:
Profissionais que estão no mercado de Engenharia Civil e Infraestrutura e querem migrar para o Software BIM Autodesk Civil 3D;
Estudantes da faculdade de Engenharia Civil, Agrimensura, Técnico de Edificações e similares;
Engenheiros do setor de construção Civil em geral.
Projetistas de rodovias de órgãos governamentais como DNIT e DER e concessões.
Engenheiros como grande experiência de mercado rodoviário que querem migrar para o software.
Desenhistas da área.
Objetivo do curso:
Aprender como desenvolver um projeto viário urbano.
Nível do curso:
Especialista.
Pré-requisito:
Conhecimentos básicos em AutoCAD Civil 3D.