(C3D e VTracking) - Customização e simulação do veículo tipo de guindaste de maior porte em mina

(Civil 3D e Vehicle Tracking) - Customização e simulação do veículo tipo de guindaste de maior porte na maior mina do mundo. (MOBILE BELT WAGON e MOBILE SIZING RIG).


Este foi um serviço prestado para a Vale no canteiro da mina S11 em Canaã dos Carajás-PA para o time de engenharia de escritório e planejamento.

O escopo do treinamento foi desenvolvido sobre com base em especificações técnicas da organização usando critérios mínimos de geometria para fluxo dos equipamentos. A ideia no final do treinamento é avançar e usar um caso real de projeto.

Os tópicos abordados na consultoria foram os seguintes:

- configuração de design criteria e design check para estudo de greides (mínimo de raio vertical e inclinações das rampas), distância de visibilidade espiral e raios mínimos– itens 5.2 e 5.3 (PDF) no Civil 3D;




- Alterando estilo de alinhamentos para tangente, espiral e curva circular e offsets

- delimitar transition lenght com todas as superlarguras necessárias e adequadas conforme esquema



- editar wedining e transition lenghts para diferentes medidas (offset parameters e grips)

- assembly específica para targets e produção NS

- aplicar targets do corredor sobre os offsets alignments

- alterar os widenings de forma automática em função da mudança de geometria do eixo horizontal principal


- produção de NS sobre as linhas de offsets criadas com widenings

- configurando velocidade m/min no Vehicle Tracking

- customizar veiculo MOBILE BELT WAGON e MOBILE SIZING RIG (importar bloco 2d e 3d) e diversos parâmetros (definição surfaces, limite de raio para curvatura, rodas, etc) no Vehicle Tracking


- simular e analisar equipamentos 2d e 3d


- ajustando tela de animação para controlar análise

- ajustando deslocamento 3d do bloco para localização exata da roda 

- checando min clearence dos veículos MBW e MSR. (no visual em 3D já dá é perceptível o conflito dos equipamentos com os solos e já dará para tomar decisões de projeto)

- alterando o perfil vertical para identificação da altura mínima em relação ao solo

- Aplicar a mesma metodologia para demais equipamentos e simular em um exemplo de obra da lavra com todos os veículos em 2d, 3d e checando mínimo de profundidade do solo.

Obs: para mudança de ângulos das lanças a ideia seria até o momento seria criar veículos customizados para cada situação, por exemplo

MBW com abertura máxima de 60 ° na horizontal;

MBW Com máxima de abertura de 10 e 17º na vertical;

MBW Usado para a bancada de cima e inferior, etc...

Simular uma situação por vez para cada equipamento.

Vídeo animação:


Se aperfeiçoe também em ferramentas BIM para infraestrutura e transportes.

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