(Civil 3D e Storm Sanitary Analysis) - Estudos de terraplenagem e drenagem superficial com elementos externos existentes
Prezados,
Fomos contratados para desenvolver estudos de terraplenagem e drenagem com atenção a elementos existentes levantados por planialtimétrico como particularidade, sendo estes considerados para conexões ou análises em geral para projeção de novos elementos e galerias pluviais para um projeto de aprox. 160.000 m² de área.
Através de softwares de análise infraestrutural e hidrológica/hidráulica para estudos de terraplenagem e drenagem superficial urbana como os softwares AutoCAD Civil 3D e Autodesk Storm and Sanitary Analysis para compatibilização entre as bases de dados inicial x final, com inputs e outputs, incluindo quantitativos e planilhas de dimensionamento dos tubos/bueiros foi possível fazer tal estudo.
Para iniciar o estudo foi necessário ter duas bases de desenho bi/tridimensional, que são: planta urbanística e levantamento planialtimétrico.
Para este projeto em questão (São Quirino Comercial - localizado em Campinas/SP nas margens da Rodovia Dom Pedro), na topografia foi necessário analisar a caderneta de campo reproduzida em GPS sendo refletido seu .txt graficamente e carregando/levando as informações de coordenadas, cotas e descrições para o ambiente CAD-Civil 3D.
Recebemos com este arquivo a polyface produzido em outro software do mercado (possivelmente Topograph) para geração de malha triangular topográfica em Civil 3D e após utilizar a opção "Maitain Edge From Objects" foi necessário também o ajuste das linhas obrigatórias (breaklines) trabalhando a modelagem topográfica através da ligação entre pontos de igual descrição (GUIA - GUIA ; PÉ - PÉ; CR - CR; ASFALTO - ASFALTO; CN - CN - este representando canaleta existente, e assim por diante).
Com isso, foi possível ter uma melhor definição da base topográfica à ser usada nos demais projetos, bem como precisão nos resultados como um todo.
O escopo do estudo de acesso viário era ter como objetivo não modificar o terreno existente que seriam alocados os futuros lotes, apenas até os offsets (corte/aterro) da intervenção sobre superfície de terreno natural bem como interligação com acessos internos pré-existentes em cruzamentos, e assim foi feito.
Os arrimos foram projetados para limitar a intervenção em relação à rodovia ao lado e o grande desafio aqui foi intervir em um terreno pré-existente complexo com elevadas altitudes e desníveis, incluindo banquetas.
Já o estudo de drenagem previu uma necessidada de análise de caimento superficial da água pluvial (slope arrows style da surface final colagem do TN + Terrapleno) para subdivisão das bacias hidrográficas à serem conectadas às Structures da Pipe Network denominadas Junction tanto em C3D como no SSA, enquanto que as basins no SSA são tratadas dentro do C3D como catchments, também necessário o uso dessa ferramenta para delimitação das mesmas em C3D.
O input/output desses object types fazem com o que os softwares interpretem os elementos de forma correta e que se conectem para poder realizar o estudo de dimensionamento da galeria dentro do software específico (SSA - Storm and Sanitary Analysis).
O desafio aqui foi dimensionar alguns dispositivos existentes para entender a conexão com novos projetados em função da vazão que estes mesmos alimentariam nas novas redes, como foi o caso da canaleta existente do lado externo que não seria demolida (levantada e detectada no planialtimétrico), e assim foi simulado.
Aqui por exemplo uma boca de lobo (BL) foi introduzida para receber o canal existente pré-levantado e replicado calculo de sua capacidade para conexão para nova rede e inclusão de vazão adicional, considerando a inclinação do terreno que escoa a água para este ponto convergente.
Para se ter uma apresentação adequada às entregas para os órgãos competentes é necessário ter uma template pré-configurada que atenda os requisitos de labels, estilos, layers entre outros.
Para este projeto ter este tipo de arquivo .dwt foi fundamental para acelerar o processo de desenvolvimento de layouts e acabamentos, recebendo os detalhes de estudo de um arquivo próprio de projeto para outro de acabamento via Datashortcut, e assim mostrando as informações necessárias da galeria como "cobrimento do solo", "profundidade", "comprimento", "numeração para códigos", "declividade" entre outros, bem como representações gráficas dos desenhos (para PVs, BL simples dupla e tripla, Alas, etc) o que agilizou muito o trabalho de CAD. Vejam.
Com isso, foi possível processar análise envolvendo todo o trecho, do início da sarjeta recebendo a contribuição externa até o final (outfall - ALA) passando pela rede interna, isso é, dentro das plataformas viárias, e assim simular diâmetros dos canais para verificar se a lâmina (seção molhada) poderia ser aceitável, pensando também na questão da viabilidade econômica do projeto, ou seja, quanto maior o diâmetro, maior o custo. (parte dessa análise pode ser feita no ambiente Profile Plot dentro do SSA).
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