(Civil 3D e HEC-RAS) Análise de macrodrenagem da cota de inundação a partir de comparações entre modelagens de canal inicial x final

Prezados,

Este estudo aborda o tema de macrodrenagem a partir de um estudo de caso da cidade de Santa Barbara D´Oeste no interior de São Paulo.

Foi solicitado avaliar o impacto hidrológico para planejamento urbano além de uma estimativa em termos de quantitativos em relação ao volume de concreto que seria projetado para revitalizar o canal de córrego existente e se o mesmo atenderia ao tempo de recorrência para simulações de 25 e 100 anos, de forma a analisar tal orçamento proveniente da verba pública.


Para isso foram produzidas seções transversais a partir de assemblies genéricas do software AutoCAD Civil 3D representando o canal a ser construído.



Em conjunto foi fornecida a topografia levantada de todo o contexto incluindo o canal e perfil à ser projetado considerando máx. 3% de caimento longitudinal, além das samples lines e section views representando a situação de conformação do terreno no momento da análise.


Foram analisados possíveis pontos de estrangulamentos no início e fim deste canal e para isso foram adotados os softwares Autodesk Civil 3D e HEC-RAS para cálculos de dimensionamento e modelagem de novo terreno e estruturas. (antes vs depois)


Os dois softwares suportam trabalhar em intercâmbio já que para a análise é necessária a exportação dos elementos gráficos de geometria do projeto em Civil 3D e suas projeções para o HEC-RAS.



Carregando os dados no HEC-RAS é possível trabalha-los no sentido de imputar métodos hidrológicos e hidráulicos (como n=manning, método racional etc - à lembrar que isso dependerá do tamanho da sua área de bacia de contribuição - ler mais sobre: nesta postagem) para encontrar o resultado do nível da água em regime de vazão subcrítico em relação à geometria do canal.






Com isso, é possível apresentar os resultados finais geométricos do desenho em ambiente CAD já que o mesmo permite exportar como .dxf, tanto perfis como seções. E também os dados finais hidráulicos/hidrológicos com vazão total, elevações projetadas, inclinações, área inundada etc em um report. 







Após isso, é possível visualizar para análise como mencionado anteriormente, e assim verificar até que área existe a inundação da água da chuva no uso e ocupação de solo ao redor, bem como em todo o contexto ambiental.


Também é possível gerar uma animação em 3D que mostra basicamente a representação do canal projetado do Civil 3D dentro do próprio HEC-RAS, e o nível da água pós-calculado. Veja que legal.



Obrigado pela visita!

Te ajudou ? Ajude também a manter esse canal sempre ativo colaborando com qualquer valor para o PIX 325.132.638-47. É voluntário e você pode escolher fazer.


Comentários