Para que o modelo funcione adequadamente, é necessário que o gerente de projeto faça o papel do integrador entre todos os afetados, identificando-os inicialmente e gerenciando-os junto com sua equipe. Segundo Do VALLE (2014, p. 49) “as pessoas ou organizações que podem afetar ou ser afetadas pelo projeto devem ser identificadas, com suas respectivas responsabilidades, em particular aquelas com envolvimento direto na alocação de recursos (patrocinador e gerentes funcionais), no recebimento das principais entregas (cliente) e na própria condução dos trabalhos (equipe de projeto).”
Integração de equipe de projetos. FONTE: Google
O
gerente de projetos ou BIM Manager deverá se comunicar com os stakeholders
juntamente com sua equipe, segundo Do VALLE (2014, p. 57)
“em vários momentos do projeto: para levantamento de necessidades e requisitos,
negociação, apresentação de resultados dos trabalhos, posicionamento do
desempenho do projeto e outros motivos”.
Esta abordagem é
corroborada pelo PMBOK (2013, p. 391) que diz que “a correta identificação dos
stakeholders e do público-alvo é o primeiro passo para saber o que deve ser
produzido, para quem em que quantidade e formato” aliado sobretudo a formatação
de um BIM Mandate. O planejamento e o gerenciamento do engajamento para tratar
com as partes interessadas deve ser efetivo justamente para solução a partir da
percepção de potenciais conflitos entre expectativas de stakeholders através de
negociações e diálogos, em que nisso a tecnologia tem um papel importante pois
apoia comunicativamente durante todo o processo.
Outro fator que
pode causar maiores efeitos no sucesso do projeto além de desencadear conflitos
são as mudanças organizacionais. De acordo com Do VALLE (2014, p. 94),
“os resultados esperados em projetos, especialmente nos que tem uma conotação
estratégica, só são obtidos quando eles são correta e completamente
implantados. Surgem aí os maiores desafios, relacionados com a capacidade da
organização, por meio de seus stakeholders, de absorver os impactos que as
mudanças exigidas pelos projetos terão sobre suas competências, expectativas,
premissas e valores. O elenco de resistências advindas desses impactos, sem um
adequado gerenciamento, pode bloquear o esforço da implantação e impedir que os
objetivos sejam atingidos, em parte ou no todo.”
O BIM Manager ou
gerente de projeto deverá também “monitorar o engajamento e o comprometimento
dos stakeholders ao longo de todo o projeto, pois ao término de cada
comunicação ou de cada reunião efetuada é importante avaliar o impacto e os
resultados no seu público-alvo, gerando um feedback do que pode ser aprimorado,
além de ajustes e melhorias para os próximos projetos”. (PMBOK 2013, p. 391)
Dentro disso, a
tecnologia BIM tem um papel fundamental para superar barreiras de linguagem por
meio da simulação BIM e comunicação. Segundo EASTMAN (2013, p. 105) “a maioria
das projetos envolve pessoas que falam múltiplas línguas ou dialetos no escritório
e no canteiro. Esforços que tentam incorporar ferramentas de tradução dentro de
CADs ou mesmo aplicações BIM falham devido ao jargão e às informações
específicas que são anotadas nas próprias pranchas do projeto. O BIM pode ser
usado para comunicar as atividades diárias do canteiro para trabalhadores
estrangeiros. Essa visualização interativa, no estilo videogame, fornece aos
trabalhadores uma forma altamente interativa de navegar e consultar informações
do projeto.”
Para tanto, o
BIM Manager deverá ser um exímio comunicador pois possuirá propósitos distintos
para um projeto bem sucedido com base em um plano de comunicação como “o que a
equipe precisa alcançar”, “a informação mais apropriada para atender às
expectativas e exigências do stakeholder” além do “formato mais efetivo da
mensagem e a forma de entrega”. (Do
VALLE , J.A.S., 2014, p.59).
Referências bibliográficas:
EASTMAN,
Chuck et al. Manual de BIM: Um Guia de
Modelagem da Informação da Construção para Arquitetos, Engenheiros, Gerentes,
Construtores e Incorporadores. Bookman, 2013. 483p.
Do
VALLE, J.A.S., CAMARGO A.A.B., MOTA E.B., ZYGIESLZYPER P.M.K., Gerenciamento de stakeholders, 1.ed.,
Rio de Janeiro, Editora FGV,2014.
PROJECT
MANAGEMENT INSTITUTE (USA). Um Guia de
Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. 5 ed. Pennsylvania.
2013. 567p.
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