Dúvida Geolocation (camada para mapas) - Civil 3D

Boa tarde!
Novamente encontrei uma dúvida interessante no fórum do AutoCAD Civil 3D em português de uma usuária do software que pode servir para outras pessoas. A dúvida foi a seguinte:


Para isso recortei um texto explicativo de nossa apostila de topografia para mostrar o passo a passo. Veja abaixo.

Neste caso faremos um exemplo com um arquivo .DEM por ser mais rápido seu carregamento no software em função de ser um arquivo menor com resolução espacial de 30 metros (isso é perceptível em sua malha triangular).
Para iniciar, abra a template usada até agora no curso. Clique em Settings no nome do arquivo e acesse Edit Drawing Settings...


Na primeira aba de nome Units and Zone defina um sistema de coordenadas e DATUM no item Zone. Conforme mostrado abaixo categorize como UTM NAD27 Datum e o sistema de coordenadas como “UTM with NAD27 datum, Zone 10, Meter; Central Meridian 123d W” que é a localização do arquivo SRTM.


Agora iremos sobrepor a imagem aérea do local junto à surface. Lembrando que este processo só é possível a partir do momento que editamos o sistema de coordenadas em sua zona e DATUM como já realizado. Com isso o menuGeolocation é ativado.
Clique em Map Hybrid para habilitar o mapa geoespacial.




Perceba que o Civil 3D mostra a imagem global conforme o usuário afasta o zoom. Para não deixar o arquivo tão carregado temos que recortar apenas a área de interesse. Para isso utilize o comando Capture Area.


Defina a área recortada para análise conforme abaixo.


Acione o comando Map Off para desligar o resto da imagem.


Veja o resultado.


Dicas: para extrair e utilizar as imagens raster do geomap é necessário trabalhar com comandos do CAD configurando layout para a dimensão do raster, enquadrando a viewport no local de trabalho e depois gerando a plotagem da mesma. Para importar basta utilizar a ferramenta a seguir e ajustar a escala em relação à dimensão da imagem. Mostraremos isso resumidamente abaixo.



Dimensione com base no tamanho da imagem mantida do comando Geolocation.


Perceba que dentro deste subcapítulo também mostramos como gerar uma surface SRTM do INPE ou Embrapa monitoramento por satélite incluindo a área em questão, porém não está descrito por não se tratar do assunto/dúvida.
Espero ter ajudado muitos usuários.
Até a próxima postagem!




Comentários