Cálculo da área de taludes (Enleivamento)

Boa tarde !
Estes dias me perguntaram como se faz para encontrar a área dos taludes no projeto de rodovia. Fiz um exemplo para ilustrar melhor o passo a passo dentro do Civil 3D.
Eu tenho um corredor já criado com alinhamentos, greides, etc. Dei até uma caprichada no Code Set, ajustei as feature lines do corredor e os slopes paterns para melhor visualização da situação. Veja abaixo em 2D e 3D.




Para entenderem estou usando a Basic Assembly que já vem no kit country que possui pavimentação com base até subleito, guia e sarjeta, e calçada entre áreas paisagísticas, além dos taludes.

A primeira coisa à se fazer é extrair as feature lines referentes aos taludes do corredor através do comando Create Feature Line From Corridor localizada na própria aba Feature Line.



Clique primeiro no pé e encerre o comando deixando a feature line sem estar dinâmica com o corredor. Veja como o Civil 3D reconhece a feature line "pega". Veja na linha de comando abaixo da interface.



Destaque a Feature Line para aparecer mais visível na tela criando um estilo para a feature line conforme as opções abaixo.


Lembre-se de criar a feature line sem o link dinâmico na última opção desta tela.


Veja a feature line da crista criada abaixo em planta.



E agora das duas.



Faça o mesmo para o pé do talude. Faça isso para todas as transições de taludes de corte para aterro.
Crie uma superfície como definição breakline para criar a triangulação TIN que dará as informações de cálculos. É recomendável organizar em layers de taludes de corte e aterro estas feature lines.


Deixe o estilo triangulação ligado para corrigir prováveis erros de interpolação em sua surface. Aplique o comando breakline como já explicado e selecione as feature lines que fazem limites dos taludes (pé e crista).
Se a surface vier com os erros, se você já tem o básico do Civil 3D então já saberá como eliminar estes erros.
Veja em planta a triangulação do talude de corte em azul.


Já chegou nesta etapa ? Agora basta levantar as informações clicando com o botão direito na surface e entrando em surface properties:



Lá você terá dados como a área em 2D, área real em 3D além de outras informações que podem ser importantes.
Obrigado e bom fim de semana à todos !




Comentários

Postar um comentário