Cálculo de Sarjeta (Hydraflow)

Para fazer o cálculo de uma sarjeta e definir qual boca de lobo será usada para determinada bacia, devemos levantar a lâmina d´água por inclinações da sarjeta e via e para isso temos o Launch Express no Civil 3D.
Acesse o menu superior Analyze e na extensão de Design, temos:


Esta questão pode ser definida no próprio Storm and Sanitary Analysis, mas ainda estou em fase de testes, portanto estou utilizando esta ferramenta justamente para suprir isto.
Abra o Hydraflow através do procedimento citado acima.


Esta extensão é baseada em equações que, uma vez inseridos parâmetros, estas geram resultados de canais abertos e fechados, bocas de lobo, vertedouros e tubulações com ou sem superfície de cobrimento. Há muitas opções que você pode aplicar para obter resultados de drenagem em geral.
Com a extensão na tela, acesse o "Units" para converter em SI (Sistema Internacional), metros para nós, e confirme quando ele perguntar se deseja converter data.


Escolha Channel e depois a geometria sarjeta, como marcado abaixo.


Veja pela figura que ele dá alguns parâmetros para serem preenchidos.
Sx = Inclinação da Rua;
Sw= Inclinação da Sarjeta;
Gutter Width= Comprimento da Sarjeta;
Invert Elevation = Cota do fundo da sarjeta. Isso é o que menos influenciará no nosso projeto, sendo importante apenas no gráfico que ele exibirá.

Além disso, temos também outros fatores para preencher, como:
Slope (%) = Inclinação do perfil longitudinal da Rua naquele ponto, em porcentagem;
n-value = Coeficiente de Manning para rugosidade.
Compute By:
Q x Depth = Mostrará um gráfico com uma curva de enchimento da via com a sarjeta, cruzando o valor de profundidade da guia com a vazão. O número de intervalos desta curva sempre serão determinados pela quantidade em Increments, logo abaixo deste campo.
Known Q = Quando você já possuir o dado de vazão para esta via dentro de uma determinada bacia;
Known Depth = Altura da guia que conterá a lâmina d´água. O default do Hydraflow é até 0,1524 cm de altura.


Portanto vamos simular um cálculo em apenas um dos métodos. Lembrando que todos os métodos são ensinados no curso de drenagem de Civil 3D. Veja como foram preenchidos os dados abaixo.


Então no nosso quadro teremos 3 % de inclinação da rua (transversal), 10 % da sarjeta (transversal), 0,5 metro de largura da sarjeta (transversal), cota de 100 m do fundo da sarjeta (não é importante), 2 % de inclinação longitudinal, coeficiente de manning igual à 0,013 (concreto/pavimento), 10 intervalos para o gráfico da curva para mostrar as simulações.
Veja o que descobrimos por este método.


Portanto, a lâmina d´ água atinge seu nível máximo para o engolimento da sarjeta quando temos uma vazão de 0,009 m³/s, numa velocidade de 0,8191 m/s em uma profundidade de 0,0457 m da guia.
Você também pode simular outros intervalos adiante, veja.


Você também pode visualizar o gráfico de curva da chuva (Vazão x Profundidade) através do botão P-Curve conforme a linha selecionada.


Abraços e até mais!


Comentários

  1. Tiago, excelente post, parabéns!

    Raramente eu uso este recurso mas, agora ficou ainda mais claro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alex. Realmente algumas ferramentas não são tão conhecidas para a gente. Por isso a importância de explorá-las e disseminar para todos os interessados afim de nos ajudarmos. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário