Grading e Feature Line: Bons recursos para projetos de terraplenagem

Primeiro post do ano!
Mais um feliz ano novo para todos os visitantes e frequentadores do site. Espero que este ano seja de muita conquista para todos nós, em todos os sentidos, e que este site dure ainda por muitos e muitos anos.
Estava me cobrando para fazer a primeira postagem do ano. Enfim fiz e como conteúdo hoje irei disponibilizar prévia da vídeo-aula de lagoa facultativa - "Projeto de Terraplenagem em Bacias" no AutoCAD Civil 3D.
O curso foi baseado totalmente na ferramenta Grading do Civil 3D. Todos os passos são mostrados, desde o tratamento dos dados topográficos até o acabamento final nas pranchas digitais.


Além de projetos deste tipo você pode usar este recurso para projetos de loteamento também. Estou desenvolvendo um projeto o qual estou usando muito o Grading para patamarização entre platôs, além de feature lines.
Imagine uma situação que você tem duas ruas paralelas mas entre elas serão implantados vagas para estacionamento. Como sabemos, as vagas devem ter em torno de 2 % de inclinação e por isso você deve fazer um arrimo pois uma rua está em cotas superiores em relação a rua debaixo.
O corredor das duas ruas paralelas você já fez, o que precisa é aplicar estas cotas através de feature lines para associar a surface de terraplenagem.
Então uma solução é criar a feature line com as cotas do corredor que representa a rua acima e as cotas do corredor que representa a rua debaixo, mas uma deve estar muito próxima à outra para que se crie a estrutura do arrimo. Assim estas duas feature lines irão se interagir com a triangulação entre elas, sobre o corredor acima e sobre o corredor abaixo, como se você tivesse estopando todo o talude que estava se formando entre as duas ruas.
Para isso você deve usar o recurso Create Feature Line From Corridor 



Basta selecionar o limite do corredor ou final da calçada que o programa entrará nesta tela acima. Com isso você já terá as cotas desta rua como sendo a parte superior do arrimo.
Faça isso para a rua ao lado. Veja ela selecionada depois que criada.


Deixe as duas bem próximas em cotas paralelas, uns 20 cm mais ou menos e associe a sua surface de terraplenagem, originada pelos corredores das ruas. Veja.



Caso você tenha passado um alinhamento no local (como ensinado na vídeo-aula de lagoa facultativa), será possível ver as patamarizações e o arrimo em seção. Estas seções já são de acabamento, após o Datashortcut e as configurações de perfis longitudinais e labels de greides.



E em 3D. Tudo isso depois de alguns ajustes de triangulação da surface.


Um abraço à todos e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário