Georreferenciamento de imagens e vetores - AutoCAD

Boa tarde!
Hoje postarei uma dica como georreferenciar um desenho ou imagem que você recebeu de alguém e quer passar para as coordenadas originais do projeto.
Neste tópico irei abordar um exemplo para georreferenciamento com base na malha de coordenadas, mas você também pode fazer quando se está trabalhando com imagem e vetor (ou com dois vetores referentes ao mesmo local de trabalho) e quer usar pontos coincidentes entre as duas camadas.
Veja o exemplo abaixo.


Veja que eu posicionei o cursor no cruzamento entre duas linhas da malha e a mesma não se encontra georreferenciada. Para tornar adequada, teremos que criar 3 pontos e nas propriedades destes pontos colocar as coordenadas reais que estão escritas na própria malha. Dica: use o comando DDPTYPE para aumentar o tamanho do seu ponto para você conseguir enxergar quando for alinhar.
Portanto crie os 3 pontos (comando POINT) em 3 cruzamentos diferentes e insira os valores corretos nas propriedades (comando MO), veja.


Após preencher o primeiro valor em X (ou Leste) seu ponto irá sumir momentaneamente por alterar esta coordenada. Mesmo assim continue com a tabela de propriedades na tela e insira agora o valor para Y (Norte).


Assim você acabou de cadastrar o primeiro ponto. Faça isso para os 2 próximos criando sempre na interseção entre as duas linhas de coordenadas. Dica: deixe os 3 pontos em cores diferentes e sempre pegue um ponto distante do outro e nas extremidades. Deixe tambem o ponto no local de partida com a mesma cor do ponto de destino. Importante: se você estiver trabalhando com um urbanístico velho (que está na coordenada correta) e um novo (que esteja na errada) você aplicará o mesmo comando que eu ensinarei aqui, pegando pontos coincidentes entre o desenho velho e o novo. Para isso importe o bloco do velho no desenho novo e faça o comando.
Portanto, veja os 3 pontos na tela.


Utilize o comando Align do CAD e faça a ligação (partida - destino) dos pontos para que os desenhos ou o desenho e os pontos se encaixem. Veja os passos.
1. Acione AL:

2. Selecione todo o desenho urbanístico;
3. Clique no ponto de partida (pegue o ponto nó ou node do ponto):


4. Clique no ponto de destino da mesma forma.


5. Faça isso para os outros dois pontos.
6. Confirme se as coordenadas nos pontos estão batendo com as informações da malha.


Em alguns casos quando as coordenadas não estão tão distorcidas, dois pontos já são suficientes para alinhar o urbanístico ou qualquer outro tipo de desenho nas coordenadas adequadas.
Fico por aqui! Espero que este post tenha sido útil!
Grande abraço à todos!



Comentários

Postar um comentário