Compatibilidade de versões - CAD x Civil 3D

Boa tarde!
Hoje postarei sobre um dica utilizando os recursos do AutoCAD mesclado-os com os do Civil 3D. Muitas vezes você precisa enviar as curvas de projeto da terraplenagem para alguma pessoa que usa a versão anterior do software, isso é frequente.


Vamos supor que você encerrou o projeto de terraplenagem e que agora precisa enviar sua surface para o projeto de drenagem pluvial, água e esgoto.
Após ter feito o paste surface da terraplenagem com o terreno natural, você deve repassar esta surface para o seu cliente. Porém, ele possui uma versão anterior comparada à que você está trabalhando. Exportar o Landxml da surface não vai dar certo pelo problema de compatibilidade.
Uma solução rápida que você pode usar é extrair a malha triangular e exportar o seu dwg para 2010.
Portanto, extraia esta malha pelos passos abaixo através dos comandos do Civil.
1. Selecione a surface;
2. Acesse "Extract Objects":


3. Indique que você quer extrair a triangulação (dica: para isto você deve deixar o estilo de triangulação ligado):


Após ter todas as entidades em CAD, você pode exportar ou mesmo criar um bloco da malha triangular que você extraiu e transformá-la selecionando todas as 3d faces, e consequentemente criar um WBLOCK (Bloco externo) pelos comandos do CAD convencional.
1. Block:


Mantenha também todas as coordenadas em zero e o sistema métrico. Isso significa que seu bloco será importado nas coordenadas originais e em metros.

2. WBlock:


Lembre-se de manter as configurações e deixar apontado para versão anterior o bloco que será salvo.
Após ter feito estes procedimento na versão 2013, abra a versão 2012 e insira este bloco pelo comando Insert (Digite I). Selecione o diretório onde se encontra o arquivo em Browse e mantenha as coordenadas.

3. Insert

Por último, após ter inserido o bloco explodá-o pelo comando Explode e use a malha triangular como definição para a sua surface.
1. Volte para os comandos do Civil, crie a surface na aba Prospector do painel Toolspace, e em Drawing Objects utilizando a função "3D Faces".


2. Confirme a opção que tem a função de manter as entidades fielmente originais, assim o Civil 3D não alterará a malha triangular resultante da terraplenagem + terreno natural vinda do arquivo original.


Pronto, agora você já pode fornecer ao seu cliente uma surface sem erros do projeto para ser usado como base de estudo para água, esgoto e drenagem pluvial.
Atentem-se ao site da PROSPECAD que estará no ar amanhã com novidades de cursos, trabalhos realizados pela empresa, objetivos e valores dentro do mercado.
Grande abraço à todos.

Comentários

Postar um comentário