Como funcionam as distâncias de visibilidade, ultrapassagem e parada no Civil 3D ?

Bom dia!
Atualmente venho recebendo suportes em relação ao valor K para curvas verticais de perfil usado na vídeo-aula de rodovia. Gostaria de fazer alguns esclarecimentos em relação ao conteúdo e aproveitar também para sanar algumas dúvidas.
Os fatores K que estão associados às curvas côncavas e convexas são os mesmos para definição da distância de visibilidade de parada e ultrapassagem (convexa) e de iluminação (côncava). Na tabela DNER fornecida juntos com os demais arquivos do curso são apresentados estes valores para inserção na tabela XML do Design Criteria Editor dentro do Civil 3D. Porém já existe um padrão DER que você pode utilizar que a Autodesk produziu. Sendo assim os valores virão configurados em formato DER/DNIT, assim como você pode fazer também para os alinhamentos horizontais. E como fazer isso para os dois casos? Basta você abrir diretamente do Design Criteria Editor e escolher este .xml. Veja abaixo, resumidamente:



Lá você terá os valores no padrão DER e poderá atualizar caso seja necessário com base na tabela DNER como ensino no curso.
Assim, quando você for criar o alinhamento horizontal ou perfil de greide anexe esta tabela à aba Design Criteria dos comandos Alignment Creation Tools e Profile Creation Tools.
O valor de K que será utilizado para o Profile será o mesmo que o software alertará caso esteja abaixo do valor configurado no Design Criteria, o que também é mostrado no DVD. Veja abaixo o valor na tabela de configurações da entidade Profile:

Lembrando que estes valores sempre estarão atrelados à distância de visibilidade, parada e ultrapassagem. Modificando o comprimento da curva automaticamente o software irá modificar o valor de K, e vice-versa, assim como as distâncias de visibilidade de ultrapassagem e parada quando convexas, e iluminação quando côncavas. Para isso, a velocidade diretriz da pista projetada e a topografia da área (plana, ondulada ou montanhosa)  serão importantíssimos para definir estes valores de K. Veja abaixo um exemplo de uma pista plana com 60 km/h.


Atente-se á template usada pois é possível ajustar alguns dados correspondentes à estes elementos de projeto rodoviário, sempre considerando um carro no PCV e o outro carro ou objeto no PTV. Por exemplo:
Passing Eye Height - Valor default para altura do olho em distância de ultrapassagem.
Passing Object Height - Valor default para altura do objeto em distância de ultrapassagem

Stopping Eye Height - Valor default para altura do olho em distância de parada
Stopping Object Height - Valor default para altura do objeto em distância de parada




Headlight Angle - Variação do ângulo de iluminação do farol do carro
Headlight Height - Altura do farol do carro que está passando na pista.





Para encontrar estes valores faça o seguinte procedimento:






Mandem suas dúvidas! Abraço à todos!

Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se existe algum material, manual de cálculo de distância segura na execução de manobras ultrapassagens. Desde já agradeço.

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