Cota de inundação para terraplenagem

Boa tarde!
Estou desenvolvendo um projeto de terraplenagem para um urbanístico e me deparei com uma situação que pode ser válida para os leitores do meu site. Recebi do profissional responsável o estudo hidrológico das cotas de nível de água máximo de inundação para a o tempo de recorrência considerado (50 anos).
Com isto, terei que compatibilizar estas cotas com o greide das ruas e fundos de quadra conforme as seções dos dois afluentes que atravessam este residencial.
Veja o empreendimento no Google Earth.


A diretriz do projeto será elevar no mínimo 1,50m acima das cotas apresentadas nas seções dos rios passadas para o projetista. Para facilitar o processo de desenvolvimento do greide no perfil longitudinal você pode usar a ferramenta COGO POINT e rebater no profile. Este procedimento também é mostrado em minha vídeo-aula de loteamento, neste caso mostro como amarrar as interseções usando determinado recurso.
Veja por onde passa a seção de estudo do rio em planta baixa.


Será necessário considerar a cota +1,50m para o alinhamento vertical da rotatória. Sendo assim, vamos gerar um COGO POINT de forma manual. Veja abaixo.



Dê a localização deste ponto no traçado horizontal. Depois, dê a descrição, digite COTA DE INUNDAÇÃO - SEÇÃO 1. Dê ENTER e depois a elevação (que será a cota + 1,50). Em meu projeto a cota desta seção está em 15,49m + 1,50m = 16,99m  para terraplenagem. Veja em planta.


Agora rebata esta cota no profile view através da opção abaixo.


Selecione o objeto e dê ENTER para confirmar. ENTER novamente para rebater no perfil. Ele aparecerá com esta tela a seguir.


Mude o Label Style para aparecer a descrição do ponto (COGO POINT) no perfil que está marcado na tela acima. Próximo passo, adicione um text. Entre em Contents e adicione Description.




Confirme todas as telas até o final. Com isto você terá um parâmetro para traçar seu greide vertical. Veja o ponto apresentado no perfil longitudinal.


Espero que este post tenha sido válido para muitas pessoas. Obrigado à todos pela visita !

Comentários