Taludes retangulares - Civil 3D

Olá!
A postagem de hoje é mais uma vez sobre suporte que estou oferecendo para Alessandro da ALFA Top que também adquiriu a vídeo-aula de loteamento.
Segue a dúvida dele:

Caro Tiago,

Gostaria de saber se tem como fazer um plato com seus cantos sem arredondamentos.

Obrigado,

Muitas vezes as pessoas não conseguem fazer o talude de forma retangular, apenas arredondada. Veja as duas figuras que mostram isso abaixo. Antigamente você tinha as configurações detalhadas do talude para fazer ele retangular, através do Autodesk Land.

Talude arredondado (figura da vídeo-aula de loteamento)


Talude pretendido com cantos retangulares

Peguei um exemplo simples de uma surface. Primeiro a pessoa tem que pensar que ela vai fazer o talude do pé à crista, portanto ela deverá criar o limite da área do talude que estará diretamente conectado ao terreno natural. Como fazer isso?
Com a surface do primitivo, trace um retângulo (como eu fiz no exemplo), e transforme em uma feature line através do recurso Create Feature Line from objects.


Agora adicione as elevações do terreno natural à ela.


Veja a linha da base do talude acompanhado as elevações do terreno natural em Object Viewer.


Agora que você tem a base, faça os procedimentos para criar um grupo de grading gerando uma surface (como mostro na vídeo-aula, capítulo 3 parte Grading). Após isso, use o critério target Elevation quando configurar o estilo que irá usar para o talude. Veja abaixo.


Lembre-se que abaixo de Elevation você tem que especificar em qual cota o platô deverá ficar após a execução deste processo. Após isso, criar o Grading e depois utilizar o Grading Infill para fechar a triangulação da plataforma.
Veja os resultados em planta, perfil e 3D dos dois projetos criados.

Planta

Perfil

3D

 Abraço à todos!

Comentários

  1. Opa,

    Se entendi bem, a base do platô no terreno é retangular. Então a mesa do platô não será retangular, correto?

    Se for assim, como fazer para que, apartir da mesa do platô, o talude desça até o terreno e, em vez de criar a saia arredondada no canto, crie uma aresta?

    ResponderExcluir
  2. Olá Neyton,
    Obrigado pela visita. Este recurso têm o objetivo de encontrar a área máxima possível com os critérios determinados de corte e aterro para o talude. Postei aqui pois essa é a única forma do Civil 3D criar um platô com taludes retangulares. Definindo o platô com uma determinada área e com formato retangular para que o programa execute o talude também retangular não conheço nenhuma forma no Civil 3D, o que ele faz é o inverso do que estamos acostumados a trabalhar que é do pé à crista.
    Mais uma vez obrigado pela visita e parabéns pelo seu blog no qual sou frequentador assíduo.
    Tiago Garlipp

    ResponderExcluir
  3. Grande dica... e Grande Alessandro Alfa Top... parceiro !
    André

    ResponderExcluir

Postar um comentário