Cotar loteamento - Padrão brasileiro

Boa noite !
A dúvida de muitos alunos no Civil 3D é como fazer para cotar o fundo ou frente dos lotes sem que o programa cote na interrupção dos lotes. Veja o que ele gera quando cotamos com os padrões normais:

Isso ocorre porque o programa cota em suas várias interrupções. Se você quiser cotar o fundo ou frente da quadra inteira, então terá que criar apenas uma polilinha, de uma extremidade à outra. Veja abaixo com a seleção destacada.

Outra coisa importante é nunca criar os parcels a partir de retângulos. 
Além dessa dúvida, outra que predomina é com relação à cotar a quadra e os lotes automaticamente dentro de uma mesma área ou contexto. Para isso existe algumas técnicas. 
Além de você ter que gerar 2 parcels (cada um em um site diferente), no momento em que você cria as parcelas é recomendado utilizar para o loteamento apenas as cotas de número do lote e área (vide padrão brasileiro). Para isso, você deve já ter configurado em seu template as seguintes informações:
  • Número e área, um para os lotes e outro para as quadras (com prefixos LOTE e QUADRA). Com isso ele irá numerar Lote 1 Lote 2, etc.. e Quadra 1, Quadra 2, etc. com as respectivas áreas;
  • Comprimento ou distância (para as quadras e lotes);
  • Raio e desenvolvimento da curva (apenas para as quadras).
Após isso, para criar as informações você terá as seguintes telas quando selecionar os objetos que serão representados como lotes ou parcels:


Você terá que desativar as etiquetas de distância e curva onde mostra a seta.
Veja o resultado.

Agora selecione só as entidades que representam a quadra para executar um novo parcel. Lembre-se que este agora estará em um novo site com todas as informações. Veja como ficaria a tela para as quadras.


Veja como fica abaixo.

Mas como faço para preencher as laterais dos lotes com os comprimentos? Para isso você terá que aplicar as labels separadamente em cada entidade parcel correspondente às laterais no menu Annotate da Ribbon. Veja a sequência.



E depois de aplicar os labels em todos os parcels referentes através do botão Add e depois clicando e cada objeto. Segue o resultado final.


Isso ficará muito claro para o pessoal que já fez o curso ou adquiriu a vídeo-aula de loteamento.
Abraço e boa semana à todos!

Comentários

Postar um comentário