Keep walking on Drive - Civil 3D 2011 !

Boa noite a todos !
Hoje vou mostrar como trabalhamos com o comando Drive, que surgiu na versão 2011 do AutoCAD Civil 3D. Esse exemplo que usarei é o mesmo que estou trabalhando para fazer a apresentação de projeto de um condomínio como implantação geral, mostrando os lotes distribuídos e a entrada do condomínio. Bem, para isso, passei por diversas fases:
1 - Criação de todo o arruamento como parte técnica utilizando os comandos que temos disponíveis no Civil 3D para construção de corredores. Dentro desta etapa, utilizei o greide da rua feito no CAD para reprodução no Civil para geração dos corredores. Como base para a surface do natural, foram usadas as curvas de nível vindas do urbanístico.
2 - Criação das surfaces das ruas, cul d sacs e interseções para posterior união das superfícies através da edição Paste de uma nova superfície, colando as duas (natural + soma das superfícies das ruas), para utilizarmos como 2 camadas.
3 - Datashortcuts para gerar referência externa das duas superfícies (primitiva e a soma das superfícies dos corredores) afim de diminuir o peso do arquivo que utilizei paralelamente ao desenho "técnico para visualização e realismo do projeto. Isso permitiu com que eu fizesse as correções no primeiro arquivo e automaticamente o segundo (para visualização e realismo) fosse modificado simultaneamente.
3 - Inserção de diversos blocos como automóveis, postes, vegetação, volumes em 3D para representação da portaria, com o objetivo de construir um cenário real do local.
Com todas essas informações foi possível aplicar o comando Drive encaixando toda a topografia e planialtimetria na imagem do Google Earth como drape com a superficie resultante. Uma animação é feita de forma parecida no 3D Studio Max Design 2012 através da nova ferramenta Civil View, porém com um realismo muito mais avançado, já que o software tem essa principal proposta.



Já estou testando os recursos dentro do software e posso dizer que os resultados estão sendo satisfatórios, os quais pretendo compartilhar com vocês em breve. Vejam o comando Drive abaixo.


Abraços a todos!

Comentários