Folhas de documentação - Padrão DER

Boa tarde à todos !
Como este blog é desenvolvido baseado nas dúvidas dos usuários, ontem tive a oportunidade de encontrar com meu ex-aluno Eduardo Francischelli que me fez uma pergunta interessante do ponto de vista da plotagem dentro do Civil 3D. Eduardo, me corrija se eu estiver errado na pergunta que você tinha direcionado à mim.
Bom, a dificuldade dele pelo que eu entendi era a impressão adequada da planta e do perfil (uma acima da outra, conforme o trecho da rodovia ou barragem) com as escalas das anotações proporcionais ao desenho e legível na impressão.
Para executar este tipo de situação, no Civil 3D temos o recurso chamado View Frame Group. Veja na figura abaixo.

Bom, imagine que temos um corredor criado com barreira central, pista, corte e aterro, além todos os elementos que precisamos como perfil do projeto, perfil do terreno, terreno natural levantado por pontos, etc. Veja no meu exemplo abaixo.


Chegamos na etapa da impressão para o acompanhamento da obra. Note, esta postagem não se refere à impressão de notas de serviços com os offsets (isso será relatado depois com ênfase na ótima melhora que este recurso teve no Civil 3D 2012).
Bem, com o corredor pronto, vamos executar e ver as principais opções deste comando. Primeiro, clique com o botão direito no item que aparece na toolspace e então Create View Frames.


Nesta tela você optará pelo alinhamento e pelo trecho que deseja imprimir. Vamos para a segunda tela.


Nesta tela o usuário pode optar por gerar um layout com a planta e o perfil. Depois, em Template for Plan e Profile Sheet indique a folha padrão que deseja usar. Veja que neste exemplo uso a folha 1:500.


O Civil 3D disponibiliza folhas A1 no padrão DER em diferentes escalas. Bom, para você entender, o programa compatibilizará o tamanho do desenho com o tamanho das folhas A1, portanto, é claro que se eu escolher a escala 1:500, ele distribuirá mais folhas ao longo do corredor do que seria com 1:1000 (você tambem pode inserir uma folha padronizada da empresa onde trabalha). Outra coisa, as anotações sairão com a escala anotativa de 1:500, portanto se você escolheu tamanho 5 para as anotações e disse pro programa que gostaria de trabalhar com 1:500, como temos a configuração inicial de anotação 1:1000, então esta mesma anotação na folha será a metade da medida do que ela está na tela model. 
As folhas do DER ja virão com os cabeçalhos, títulos e campos no formato DER. Ao final deste procedimento iremos compreender tudo.
Em View Frame Placement, ainda na segunda tela, mantenha along alignment para fazer as folhas no sentido do alinhamento.

Na terceira página, deixe configurado dessa maneira, ela só serve para você dar "nome aos bois" para ter uma referência e organização dentro do projeto futuramente.


Essa tela acima se refere ao Match Line que é um objeto de transição entre uma folha e outra e que demarca a divisão entre as duas folhas. Deixe como está também.
Nesta próxima tela o usuário escolherá qual o estilo de perfil e qual o data bands (tabela anexada ao perfil) que serão usadas para os layouts. Utilizarei as mesmas configurações do perfil do projeto que está abaixo, e no data bands usarei 2 informações, as cotas do greide e do terreno natural.

Veja a figura da tela.


Com a confirmação da tela, o Civil 3D mostrará a disposição das folhas em planta no corredor trecho por trecho. Veja.





Veja na toolspace como ele cria as folhas com os respectivos nomes. Nos resta agora informar que queremos gerar os layouts. Veja o procedimento.



Com isso, ele trará nova tela. Nesta, deixe como está configurado. Isso significa que você criará os layouts em seu próprio desenho, mas é possível tambem criar em arquivos separados ou como referência externa em um mesmo arquivo.


Pule para a última tela e configure como está. Isso significa que você está pedindo para que seja mostrado o perfil projetado no layout e que as folhas comecem da 1a estaca assim por diante.


Depois de clicar em Create Sheets ele dará uma mensagem para salvar, só confirme. Veja como fica a tela model.


Note que o programa cria uma tela chamada Sheet List com as respectivas folhas com os nomes, além da divisão dos perfis na tela gráfica e os nomes dos layouts no rodapé da interface. Agora veja o resultado em um dos layouts.
Ele cria viewports tanto para o projeto em planta quanto para o perfil, e assim o usuário pode ajustar aumentando ou movendo e escondendo estes elementos em um layer específico.
Abraços e mais um bom fim de semana !



Comentários

  1. Ola Tiago, primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Gostaria de saber se tem algum modo, seja pelo próprio civil ou algum programa externo, para editar de modo dinâmico os carimbos das pranchas criadas nos latouts. No caso de um trabalho com poucas pranchas estou editando uma a uma. desde já agradeço sua atenção. Fabio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário