Sub-assemblies from polyline, realismo ao arruamento e novo aplicativo da Autodesk...

Olá pessoal,
Hoje vou postar para falar a respeito de um assunto - Sub-assembly from polyline. Além de falar um pouco sobre outros assuntos que pretendo comentar com vocês daqui pra frente. Lembram do Estudo Preliminar Parte 1? Pois é, fiquei devendo a parte 2 que é o georreferenciamento da imagem de um local de trabalho ao nosso projeto.
No entanto, como está muito corrido está dificil eu compartilhar isso. Portanto, fica aqui um compromisso com vocês.
Por falar em georreferenciamento de imagem, utilizei a imagem do Google Earth para juntar com o desenho que eu tenho. Após isso, criei os arruamentos através de cul d sacs e interseções e sobrepus essa camada ao desenho. Como bem sabem estou em processo de desenvolvimento para apresentação e venda de condomínio. Quando estiver pronto vou postar o vídeo que eu vou colocar no youtube aqui para vocês. A minha intenção é eu fazer o trajeto de um carro passando pela via de circulação do condomínio. Veja que bacana a imagem abaixo... ainda está cru mas dá pra ter uma idéia legal.


Dicas: tive que utilizar dois arquivos, um para fazer a parte técnica (corridors, profile, profile views, assemblies, surface, etc) e outro só para visualização, no qual trouxe as surfaces do natural e dos corridor através do Datashortcuts, além da inserção de blocos de sinalização e paisagismo que o Civil 3D traz em sua nova versão.
Outra coisa que eu queria comentar é a seguinte. Lembram que eu falei a respeito daquele aplicativo lançado pela Autodesk para facilitar a integração do BIM entre os softwares?
 

Pois bem, quero dizer que usei ele hoje, vi alguns vídeos como este abaixo e gostei muito.


Viram que eficaz para trabalhar de forma integrada entre o Civil e o Revit ? Isso é muito interessante para uma empresa de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo. Mais futuramente com certeza iremos unir o executivo com o pré-executivo no Revit ou Navisworks.

Bem, com relação ao assunto de hoje, para modelar os corredores é preciso criar os assemblies e sub-assemblies, além daqueles elementos comentados anteriormente,  mais precisamente no post Cul d Sac.
Nesse caso precisava fazer um assembly conforme essa seção transversal.


Porém,o Civil não possui sub-assembly exatamente para esse tipo de situação, ou seja, ciclovias com essa geometria, e ainda precisava ligar a extremidade dessa seção à faixa da avenida ao lado. Veja a situação em planta e em 3d final para você ter uma idéia.



Legal né? Para apresentação de projeto tá ótimo, cabe até uma rampinha ali. Para a obra não tem problema uma vez que o greide já foi passado pronto para mim.
Bem, vamos lá, vamos deixar invisível o corredor para você ver como era antes.


Olhe abaixo. Essas setas estão mostrando que esses alinhamentos foram obrigatoriamente criados para serem usados como "target" para os componentes ou sub-assemblies.
Isso significa que a pista de rolamento vai chegar até o alinhamento de guia que veio como polilinha do urbanístico, a guia, sarjeta e calçada irão chegar até o alinhamento mais extremo (Offset). E do outro lado o linkWidthandSlope irá chegar até o alinhamento contrário.

Como fiz um sub-assembly customizado? Criando arcos e polilinhas para serem convertidos em alinhamento através deste recurso abaixo.

Primeiramente então criei o assembly. Após isso, inseri os objetos já existentes da Toolpalletes do Civil com as medidas e declividades que eu precisava.

Depois desenhei as polilinhas e arcos com os comprimentos e alturas como espessuras dos materias e as converti em sub-assemblies pelo botão já mostrado.
Veja abaixo.


Os novos sub-assemblies estão com essas cores conforme o code set utilizados para eles.
Nós fazemos essa customização para além de definirmos novas geometrias e medidas tambem difereciarmos os materiais para apresentação.
Bom, agora que já temos eles convertidos, vamos monta-los na seção do civil. Para isso, utilizaremos a opção Add to Assembly para inserir o componente no ponto que desejarmos depois que selecionamos o elemento.

É importante tambem que se use um shape (preenchimento) para ser melhor visualizado em 3D e para que ele não fique vazado também. Para isso, Add Shape.


No final vamos usar o linkwidthandslope como já comentado, que fará a função da ligação final para o alinhamento que será o target.
O resultado da seção no Civil com os offsets e targets está abaixo.


As configurações para a adequação do corredor são estas.



Não entenderam? Mandem suas dúvidas !
Abraço à todos !

Comentários