Interferência entre redes

Olá pessoal,
O assunto de hoje é saneamento.
Atualmente estou estudando o livro americano da série Mastering do Civil 3D. É um material muito completo que possui mais de 950 páginas (pelo menos até a versão 2010) e bem abrangente no que diz respeitos as áreas que o Civil 3D atua, abordando desde o início do nosso trabalho quando vamos importar um levantamento topográfico, passando pela projeção de desenhos de engenharia em cima desta base inicial, até a geração de pranchas, relatórios, layouts e ainda a integração do Civil 3D com o 3D Studio Max Design para dar realismo ao nosso trabalho com a possibilidade do mesmo ser apresentado para venda.
Esse livro também dá diversas dicas práticas de como usar a ferramenta dentro de um cenário real, conciliando a parte teórica do programa com o projeto correspondente.
Um desses exemplos é quando temos projetada uma rede completa, com galeria de água pluvial e de esgoto num mesmo local ou numa mesma infra-estrutura. Depois de fazer a análise para conhecer o sentido e o caminho percorrido pelo fluxo do escoamento da água pluvial e a área de contribuição do terreno natural levantado, e através disso determinado os poços de visita, bocas de lobo e tubulações com seus respectivos materiais e parâmetros de declividade máxima e comprimento mínimo e máximo, além do recobrimento do solo para a o traçado dos dutos, podemos identificar a interferência entre as redes sanitárias e pluviais de diversas formas:
Essa checagem é interessante nas empresas de saneamento para garantir que não haja colisão na hora da implantação desses elementos no canteiro de obra, evitando refazer todo o estudo para ser designado o novo local de instalação para esses tubos. O recurso dentro do Civil 3D se chama "Interference Check" e permite o engenheiro projetista checar a proximidade  em planta e em 3D entre duas redes distintas que eventualmente estejam se cruzando.
Em Interference Start.dwg (O exemplo está aqui) temos exatamente essa situação. Se trata de um projeto de drenagem que corre em uma rodovia.
As etiquetas disponibilizadas no desenho são:
1) Para Structure: Cota do topo (RIM)
                           Cota do fundo sem o fossa (INV)
                           Cota do fundo com o fossa (INV - cota mais baixa)
                           Cota do terreno natural (EG)

2) Para pipes:     Numeração do tubo

Fico devendo pra vocês a estrutura do PV com todos os labels respectivos (Não achei no Help do Civil). Vale lembra que o "Structure" você pode considera-lo como
boca de lobo para captação, parede de água para canais, e pvs.
           
Agora a situação. Os desenhos em planta e em 3D mostram o projeto.
Em planta:


Em 3D:


Em 3D, é possível ter a idéia do quão próximo estão as 2 redes. Poderíamos checar isso também em seção transversal ou mesmo no perfil longitudinal.
Bem, para fazer essa análise vamos fazer o seguinte. Acessaremos o menu superior modify do painél Ribbon do Civil 3D. 



Após isso, no menu "Pipe Network", clicar em "Interference Check".


No primeiro ícone, após confirmado, aparecerá uma caixa de diálogo permitindo o usuário a selecionar na tela as duas redes envolvidas.


O último passo será determinar a distância tridimensional que será usada para identificar a aproximação entre as duas galerias.


Após a conclusão, é mostrado na prancha o elemento visual de interferência. Esse objeto, que está como esfera, pode ser modificado em seu estilo para aparecer outras figuras geométricas ou outras cores, se você desejar.



Vale lembrar que a unidade que estou trabalhando, já que acessei esse desenho diretamente do Mastering Series, está no padrão norte-americano, em pés. ok?
Se estivessemos trabalhando no template brasileiro, o campo apareceria em metros para digitarmos o valor de distância.
Então é isso.
Na próxima postagem espero estar falando um pouco sobre o Storm and Sanitary Analasys onde fiz alguns testes e fiquei surpreso por tantos recursos que esse módulo do Civil fornece. Entre outras coisas, você consegue determinar a permeabilidade que o solo terá utilizando fórmulas conhecidas da Hidrologia, o tempo de recorrência e concentração da chuva em sua cidade, e outros fatores, e ele consegue fornecer para você hidrograma e até simulação do escoamento da água em uma rede dentro de um período definido pelo usuário, mostrando em quais pontos há um extravasamento da água. É show de bola.
Abraço a todos e até mais!

Comentários