Estudo Preliminar - Topografia e Google Earth (Parte 1)

Boa tarde !
Hoje o post vai ser dividido em 2 partes.
1ª Utilizando ferramentas de topografia para delimitação de uma divisa a partir da escritura ou matrícula de um terreno.
2ª Trabalhando com a imagem Georreferenciada no Google Earth com a divisa vetorizada. (que pretendo publicar depois).

Bem, imagine que nos deparamos com uma situação em que temos em mãos a matrícula de um território onde uma empresa X irá implantar um projeto para lotes residenciais ou comerciais. É sempre importante em um estudo preliminar sabermos qual é a área, os limites, os confrontantes ou a vizinhança, e o principal, a situação geoespacial do local em questão que será diretamente influenciada pela ação antrópica, e assim, remediar ou compensar os impactos ambientais que serão causados, além da alocação da área institucional para doação à prefeitura e se existe área de preservação permanente.
Na matrícula é necessário verificar quais são as dimensões que servirão como base para delimitação real do terreno antes da aprovação da prefeitura do município. Para isso, quando estamos no Civil 3D, podemos utilizar a aba flutuante com os comandos de topografia, indicando direção, âmgulo e comprimentos.
Vamos ao exemplo. Veja um recorte da matrícula de um terreno.

Agora observe a aba flutuante.

Para essa atividade é possível utilizar a opção Bearing Distance, ou seja, iremos considerar o rumo como a informação da matrícula. Imagine que o ponto C se refere às coordenadas X=0, Y=0. No Civil, o norte sempre será considerado como o Y e o leste como o X.
Para trabalharmos com a ferramenta é necessáro entrar no comando Line. Após isso, clicar em Bearing Distance e entrar com as coordenadas 0,0,0  (X,Y,Z) no prompt. Veja.
 
Desconsidere a deflecção à esquerda que consta na matrícula pois lembrem que começamos do ponto C em 0 = X e 0 = Y.
A sequência das perguntas que o Civil 3D nos faz são as seguintes:
1ª Qual é a orientação (NE,SE,SW,NW) que será usada.
Para confirmar, basta posicionar o cursor no quadrante desejado e assim confirmar a escolha com o botão esquerdo do mouse. Na matrícula o ponto C está como SE (Sudeste).
2ª Qual é o rumo.
Para isto, digite o ângulo desejado em graus e minutos. Veja no desenho feito conforme a matrícula abaixo.

3ª Distância entre os pontos da divisa, determinando a extensão.
Para isto, digite a medida desejada. Veja conforme matrícula.

Resultado com os pontos da divisa e os limites:


Note que na matrícula para encontrar o próximo ponto é necessário saber qual é o caminho do córrego que será percorrido pelo limite do terreno. Para isso, você terá que georreferenciar a imagem do Google Earth com a divisa.
Para isso, vamos analisar outro projeto em que isso ocorre, ou seja, temos o desenho da divisa e as coordenadas da imagem e queremos encaixar essas duas camadas de informações.
Na próxima postagem iremos importar a imagem para a delimitação da divisa quando necessário e para a verificação da situação local através das coordenadas fornecidas pelo responsável. Mais fácil seria se tivéssemos as coordenadas geograficamente corretas no desenho. Caso isso acontecesse, apenas publicaríamos o desenho e retornaríamos com o mesmo junto com a imagem para o Civil 3D. Veja exemplos.

                                          Publicação do desenho no GE

                                          Importação da imagem para sobreposição com o desenho no Civil 3D

Veremos isso na próxima postagem! Vamos prestigiar galera. Abraços!

Comentários