Corridor Surface (Sólido) e Template-CAD/Civil3D


O minha primeira publicação foi sobre como aplicar a técnica de geoprocessamento em um assunto tão falado nos dias atuais, o agravante da disposição dos resíduos sólidos nas cidades brasileiras. O estudo é interessante e vale a pena ler pelo menos o resumo e o resultado final.
Caso tenham interesse em colocar parte desse conteúdo em seus trabalhos acadêmicos, não hesitem em referenciar meu trabalho neles. Agora vamos partir para a área arquitetura (que não é a minha formação, mas é a que eu estou envolvido no momento).  Como estou envolvido? Fazendo a customização da ferramenta CAD para a empresa, iniciando um aprendizado sobre Estudo de Impacto de Vizinhança e implantando o AutoCAD Civil 3D. Como está descrito no blog, isso agilizará o processo de desenvolvimento de projetos urbanísticos e estudos preliminares, além de outros fatores como geração de memoriais descritivos, etiquetas, apresentação de projeto.
Por falar em apresentação de projeto de arquitetura, uma boa venda começa numa boa apresentação, e uma boa apresentação remete-se à softwares, e softwares remete-se à Autodesk. Pois bem, hoje estive pesquisando e encontrei no site do Daniel Queiroz da Autodesk, mais precisamente http://labs.autodesk.com/utilities/civil3D_corridor_solids/ um comando que tem a função de transformar as surfaces dos corridors (arruamentos e rodovias que criamos no Civil 3D) em sólidos. Mas para que serve isso? Como a apresentação de projeto necessita de um realismo para ele ser vendido, esse é o propósito. Utilizar o sólido da superficie do corredor e integrar com os elementos do Revit (que faz a parte de edificação ou projeto executivo) para ser visualizado em um programa integrador e próprio para isso (como Google Skatch Up ou Autodesk Naviswork, por exemplo). Para chegar nesse ponto, você deve estar num estágio Avançado do Civil 3D.
Voltando ao assunto da customização. Para que isso é necessário? Assim como a implantação do Civil 3D, isso é necessário para que os projetos possam ser feitos de forma mais fácil, afim de cumprir os nossos prazos para entregas de projetos. Toda a parte de configuração já está quase pronta (com toolpalletes feita, comandos do Civil e do CAD exemplificados, troca de grupo de layers concluído), o que eu gostaria de compartilhar com vocês mais futuramente. A apostila para tudo isso já está sendo elaborada.
Logo irei postar mais detalhes e informações sobre esses trabalhos.
Abraço a todos!

Comentários

  1. Parabéns pelo Blog, o conteúdo está ótimo e tenho certeza de que será muito útil à todos usuários de Civil 3D.

    ResponderExcluir
  2. Eai Tiagoneeess!!!

    Parabéns pelo blog e o conteúdo que está show de bola!!

    Abraços!

    Osvaldo Jr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário