Muro de Arrimo - Civil 3D

Antes de postar quero agradecer a visita de 2 profissionais gabaritados que acompanham o blog e que eu tive o prazer de ensiná-los o Civil 3D.
Guilherme Vianna da EDO Rocha e Eduardo Francischelli da Tractebel Engineering.
O assunto hoje é muro de arrimo:
Atenção, essa postagem para quem fez o curso de Civil deverá entender, quem ainda não fez, se conseguir chegar até o final poderá se interessar e fazer o curso. Para quem é da área é muito interessante para que se conheça essa ferramenta de conceito BIM.
Estive trabalhando em um pré-executivo de um condomínio residencial que está sendo concluido agora em Valinhos-SP, e nossa equipe ficou responsável por fazer o urbanístico com os cortes transversais da área. A situação era a seguinte. Eu tinha uma surface criada a partir do levantamento topográfico que serviu de base para o projeto geométrico do arruamento que seriam as vias locais de acesso do condomínio e para fazer a planialtimetria da área edificada ao terreno natural e ao boulevard que estavam entre os dois blocos de edifícios.
Além dessas duas situações, na qual utilizamos os comandos que estão resumidos aqui,
eu precisava fazer a partir da divisa do terreno, um estudo de talude com plataforma em 0º de 1m e declividade 1:1 até atingir o solo e definir a contenção para essa saia para que fosse implantada na obra.
Basicamente como essa da foto abaixo.

Esse solo que eu me refiro seria a surface da rua (projeto de um terceiro passado para nós).
Portanto, resumindo, os elementos que eu precisava no projeto para fazer o muro de arrimo eram:
1- Surface do terreno natural: Feito a partir das polilinhas com elevação levantadas pelo topógrafo.
2- Surface do arruamento: Feito a partir do projeto vertical e horizontal que recebi do Engenheiro Civil.
Como eu fiz essa surface? Eu refiz o projeto através do alinhamento, perfil do projeto e seção tipo? Se eu fosse fazer isso, além de pesar muito já que eu não estava usando o DataShortCuts, demoraria muito e com certeza não iríamos conseguir entregar o projeto no prazo determinado. Então, para facilitar, trabalhei com a rua como se fosse um grande platô, especificando as cotas do vertical da planta através do alinhamento horizontal vindo do Engenheiro e inseri essas elevações nos pontos de edição da feature line.
Após isso, criei a surface através da definição Breakline. Sendo assim, a interpolação foi feita e a triangulação constituída com base nos pontos da feature line.
3 - Uma polilinha da divisa vindo do planialtimétrico para ser usado como alignment no Civil 3D.
Eu usei a divisa como alinhamento para gerar a saia através do método corridor, como se tivesse gerando uma rodovia (também utilizado para barragem), mas sem pavimentação, sarjeta, meio-fio, etc.
Só usei a base da seção tipo (assembly) para aplicar o subassembly como links da Toolpalletes do Civil. Então vamos lá:
1o passo: Converter polilinha em alinhamento (quer saber? Mais futuramente postarei exemplos);
2o passo: Gerar o perfil do terreno por onde o alinhamento (divisa) está passando. Qual é o terreno para esse perfil? O natural logicamente, pois você partirá do terreno primitivo ao projeto não é? Então, faça o perfil (quer saber como? Entre em contato comigo...) para posterior conexão do natural com o projetado através do Generic Links.

3o passo: Para fazer essa conexão através da saia, terá que criar o assembly através do Metric Generic Subassemblies na Toolpalletes, como já mencionado.
Lá você irá criar dois assemblies. Um para a saia a sul do projeto (link a esquerda), e um para a saia a direita ou norte do projeto.
Enfim, utilizei 2 objetos para o assembly:
1-Link Width and Slope (determinando comprimento 1m e declividade 0%)
2-Link Slope to Surface (determinando a declividade de 100%)
Seguem as figuras para você entender melhor:
A definição para criação do corridor vocês já sabem, não sabem? Qualquer coisa é só perguntar...
O resultado é o que segue na tela, em planta e 3D:

Em planta – Muro ao norte


















Planta – Muro norte e sul
















Corte para contenção (Modelo 3D) – Norte






Corte para contenção (Modelo 3D) – Sul

Comentários

  1. gostaria de saber como e feito o corredor de forma a dar certo o muro?

    ResponderExcluir

Postar um comentário